
Manobra de desobstrução das vias aéreas em adultos e crianças (> 1 ano) - Manobra de Heimlich
vítimas conscientes
1º PASSO
Se a vítima não consegue falar ou respirar, a angústia é visível no rosto, com olhos muito abertos, boca aberta, sinais de exaustão e cianose. Geralmente as mãos agarram o pescoço. Esta situação tem risco eminente de asfixia e, como tal, de paragem ventilatória.
Incline a vítima para a frente, coloque-se por trás desta e com a mão plana, dê cinco pancadas secas nas costas entre as omoplatas. Verifique se o corpo estranho saiu.
3º PASSO
Se as pancadas falharem, coloque a sua mão fechada em punho e com o polegar contra o abdómen da vítima, entre o umbigo e o apêndice xifóide, na zona do epigastro. Com a outra mão envolver o punho fechado e efectuar cinco compressões abdominais para dentro e para cima. Devem ser pausadas, seguras e secas (Manobra de Heimlich). Verifique se o corpo saiu pela boca. Repetir esta sequência de pancadas nas costas e compressões as vezes que for necessário até à expulsão do próprio objecto.
SITUAÇÕES DE EXCEPÇÃO À APLICAÇÃO DAS COMPRESSÕES ABDOMINAIS
Mulheres grávidas
Vítimas obesas ( nas quais o reanimador tem dificuldade em abranger o abdómen da vítima)
Nestes casos as compressões abdominais devem ser substituídas por compressões esternais (aplicadas no local de RCP). Podem ser aplicadas em vítimas conscientes ou inconscientes.
Crianças com menos de um ano de idade
Nenhum comentário:
Postar um comentário